sábado, 5 de março de 2011

Times pequenos que foram campeões

Quem acompanha o futebol (e até quem não acompanha) sabe que no Brasil existem os 12 times grandes que levam mais de 90% dos campeonatos importantes. Porém, alguns clubes menores conseguiram a proeza de entrar para o seleto clube dos campeões. E eles estão na lista abaixo.

O critério usado para definir um clube como "pequeno" foi o Ranking Placar. Todos os clubes com menos de 100 pontos foram classificados como times pequenos.


O Guarani é o único clube do interior a vencer a Série A do Campeonato Brasileiro. Em 1978 o campeonato contou com 74 clubes, três fases, repescagem, quartas de final, semifinal e final. Na final, o Guarani venceu o Palmeiras por 1 x 0 nos dois jogos. O destaque da equipe de Campinas era o jovem centroavante Careca.

O Criciúma, do então desconhecido técnico Luiz Felipe Scolari, foi campeão invicto da Copa do Brasil.
Em 10 jogos, eliminou Ubiratan-MS, Atlético Mineiro, Goiás e Remo, antes de empatar os dois jogos da final com o Grêmio e levar o título pelo gol marcado no estádio Olímpico.

Em sua campanha na Copa do Brasil de 99, o Juventude bateu muitas grandes equipes, como Fluminense, Corinthians, Internacional e, na final, o Botafogo. Na segunda partida da final, disputada no Maracanã, o público superou os 100.000 espectadores, que viram o Juventude levantar a taça após o jogo terminar em 0 x 0.

No penúltimo Brasileirão antes da era dos pontos corridos, o Atlético Paranaense foi campeão vencendo na final o surpreendente São Caetano, vice-campeão do ano anterior. Alex Mineiro, do Atlético, foi o primeiro jogador a fazer 4 gols numa série final do Campeonato Brasileiro.

A Copa do Brasil de 2004 teve duas grandes zebras: o Santo André e o XV de Novembro-RS. Ambos se enfrentaram na semifinal, onde o Ramalhão levou a melhor. O Santo André também eliminou o Palmeiras e o Atlético Mineiro. Na final, venceu o Flamengo e ganhou o primeiro (e único) título nacional de sua história.

Pode-se dizer que o Paulista foi o time pequeno que enfrentou mais "pedreiras" para ser campeão da Copa do Brasil. A equipe de Jundiaí eliminou Botafogo, Internacional e Cruzeiro. Na final, venceu o Fluminense no Jaime Cintra e empatou em São Januário, levando o título para o interior paulista.


BÔNUS - Os pequenos que foram vice-campeões:


Gostou? Ficou bravo com a gente por seu time ser considerado pequeno? Elogie ou xingue nos comentários.



Photobucket

4 comentários:

  1. guarani é mto tradicional pra ser desmerecido assim.. e chamar o Goiás e o Atlético Paranaense de times pequenos é mta sacanagem.. não é possível.

    ResponderExcluir
  2. Af cara vc è louco manolo Goiás e Atlético pequenos? e se manteram na séria A por anos e sempre quando foram rebaixados subiram pra série A denovo pode ser considerado mediano mais pequeno ai já vai toma no seu cu...

    ResponderExcluir
  3. He he, sabia que geraria polêmica.

    Pequeno é algo bastante subjetivo, por isso usei como critério o ranking Placar, como disse no começo do post.

    E, claro, as discordâncias são bem-vindas.

    ResponderExcluir
  4. Faltou o sport club do recife...

    campeão da copa do Brasil em 2009...

    ResponderExcluir